Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

foto1

Agrupamento de Escolas de Arronches

GIAE

WebPrinter

 

Informações - Provas

Contador de visitas

686412
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última semana
Este mês
Último mês
Todos os dias
49
690
2387
682530
3354
12000
686412

Your IP: 18.207.240.230
2020-07-12 04:09

Cartaz Dia Internacional da Deficiênciajpg

A comemoração do dia 3 de dezembro tem como objetivo promover uma maior compreensão relativamente aos assuntos relacionados com a deficiência, assim como mobilizar a sociedade civil e as entidades com poder para se mobilizarem em torno da defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas portadoras de deficiência. Entre estes direitos está a integração destas pessoas na vida política, social, económica e cultural.

Neste âmbito, e para assinalar a data, o Departamento de Apoio à Inclusão, no período da manhã proporcionou aos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches um Workshop de Ajudas Técnicas, dinamizado pelos técnicos Ana Rita Simeão e Tiago Pombeiro, da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, e Atividades de Desporto Adaptado, dinamizadas pelos docentes do Grupo de Educação Física, com a colaboração dos alunos dos Cursos Profissionais do CARE.

No período da tarde, foi desenvolvida uma sessão de sensibilização denominada “Sem limites”, alusiva à  “Síndrome de Down”, também conhecida por “Trissomia 21”, destinada aos alunos das turmas do 3º, 4º, 6º e 9º anos. No final do dia, a mesma ação foi dirigida ao pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação. Para a sua dinamização contámos com o testemunho, na primeira pessoa, da enfermeira Manuela Favita, que partilhou com os presentes a sua experiência pessoal, enquanto mãe de uma criança com o referido Síndrome, e nos transmitiu que “a vida não tem limites para quem tem vontade de a viver”.

Um bem-haja a todos os participantes, dinamizadores e colaboradores que tornaram este dia, um dia único e especial.