Agrupamento de Escolas de Arronches

SnowFalling


foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Agrupamento de Escolas de Arronches

Rádio

radio

Informações - Provas

Modelo de Pesquisa

 

Autenticação

Vinaora Visitors Counter

173744
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última semana
Este mês
Último mês
Todos os dias
442
388
2514
167270
7699
18793
173744

Your IP: 54.221.73.186
2017-12-14 20:43

Autores das Ilustrações

- Maria Keil
- Afonso Cruz
- João Vaz de Carvalho
- Rute Reimão
- Carla Antunes
- Carla Pott
- Catarina Sobral
- Marta Madureira
- Paulo Galindro
- Natalina Cóias

Filtro
  • Na semana de 27 a 31 de março, teve lugar no nosso Agrupamento a 11.ª edição da Semana da Leitura. Onze anos a promover o gosto e o Prazer de Ler (tema proposto pelo PNL para o presente ano letivo).

    Foram muitas e diversificadas as atividades propostas, envolvendo toda a comunidade escolar.

    No primeiro dia, foi apresentado o projeto «Retalhos Contados», elaborado no âmbito da candidatura ao projeto «Leituras que unem», promovido pelo PNL. Na verdade, ao longo dos anos, temos tentado, com êxito, integrar a leitura no quotidiano dos nossos alunos; reforçaram-se práticas de leitura recreativa e de leitura orientada; sensibilizaram-se pais/encarregados de educação para a importância da leitura. Temos procurado responder às exigências que a sociedade do conhecimento tem imposto à escola no sentido de integrar também as novas literacias, por isso, todas as turmas do Agrupamento são envolvidas em atividades de leitura, nomeadamente concursos, a nível interno e externo, de forma a promover e fomentar o gosto pelo livro e pela leitura desde a primeira idade.

    Foram estes os motivos, essenciais, que nos levaram a formular a candidatura ao referido projeto, o qual tivemos a satisfação de ver aprovado. Com a verba obtida, procedemos à aquisição de livros e de materiais que viabilizassem a concretização dos objetivos e contactámos com os diferentes parceiros com vista ao desenvolvimento do projeto: CBES, nas valências de CAO e Lar de Idosos, e Santa Casa da Misericórdia.

    Como tem vindo a acontecer ao longo destes 11 anos, o espaço do ginásio da (nova) escola, encheu-se para ver e ouvir os nossos alunos e para visitar a Feira do Livro.

    Na 3.ª feira, dia 28, realizamos a segunda eliminatória do concurso «Leitores Sonhadores». Uma vez mais, o júri, composto pela D. Idalina Pereira, pela psicóloga Susana Palmeiro, e pelos professores Cremilde Romão, Catarina Sarmento e João Laranjo, teve uma tarefa muito difícil na escolha do melhor leitor de cada ano de escolaridade (do 3.º ao 6.º ano).

    Tivemos o prazer de ouvir excelentes leituras por parte dos seguintes alunos:

    3.º ano – Constança Palmeiro; Inês Florentino; Maria Gravito.

    4.º ano – Gonçalo Ribeiro; Matilde Tavares; Sofia Candeias.

    5.º ano – João Luís Gravito; Maria Eduarda Estrela; Salomé Sousa.

    6.º ano – Diogo Mendes; Inês Vassalo; Madalena Neves.

    A psicóloga do Agrupamento, Dr.ª Susana Palmeiro, dinamizou uma sessão de sensibilização sobre O Valor Terapêutico da Literatura Infanto Juvenil, na qual se sugeriram alguns livros (muitos deles existentes na nossa biblioteca escolar), a partir dos quais se podem abordar temas como o medo; a morte; a separação/ divórcio dos pais; os diferentes tipos de família; o bullying e os afetos.

    Na 4.ª feira, dia 29, as professoras Fátima Luciano e Fátima Luís dinamizaram uma prova de cultura geral, utilizando recursos digitais (tablets), envolvendo as turmas de 2.º e de 3.º ciclo. Num jogo a que chamamos «Saber+ Ser+», os alunos tiveram de responder a perguntas relacionadas com conteúdos das diferentes disciplinas. O interesse e a motivação foi evidente na forma como encararam esta competição saudável entre equipas.

    Na 5.ª feira, dia 30, recebemos Sofia Paulino, uma Contadeira de Histórias que encantou alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Nos três workshops que dinamizou, Sofia Paulino conseguiu captar a atenção de todos os participantes, contando a história do seu livro e apelando à criação de contadeiras «personalizadas».

    Nesse mesmo dia, à noite, tivemos o prazer de conversar com Rui Cardoso Martins, um escritor portalegrense que nos falou dos seus livros e respondeu, de forma simpática e cativante, às perguntas colocadas pelos alunos.

    Todos os participantes no concurso «Leitores Sonhadores» receberam, das mãos de Rui Cardoso Martins, um Certificado de Participação e foram anunciados os vencedores, que irão representar o Agrupamento na fase final, a ter lugar no dia 12 de maio, na Escola Superior de Educação de Portalegre: 3.º ano – Constança Palmeiro; 4.º ano – Sofia Candeias; 5.º ano – João Gravito; 6.º ano – Inês Vassalo.

    Terminamos de coração cheio, com a atuação do Grupetto Trio, um grupo composto por músicos de Portalegre - Vítor Miranda (professor no nosso Agrupamento), no contrabaixo, Miguel Monteiro, no saxofone e Telmo Lopes, na guitarra.

    Obrigada a todos.

     

  • Introduza o Bilhete de Identidade do seu educando para visualizar a respetiva pauta de avaliação.

    BI:
     
  • «Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são precisas obras».
    Foi com esta citação do padre António Vieira que a Diretora do Agrupamento, Dr.ª Ana Maria Reis, iniciou o seu emotivo discurso no dia de inauguração do Centro Escolar Nossa Senhora da Luz. Na presença do Senhor Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Dr. Pedro Marques, da Presidente da Câmara Engª Fermelinda Carvalho ,outras individualidades, professores, alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação, a Diretora do Agrupamento agradeceu a todos os que contribuíram para a concretização deste sonho.
    Data de 1977 a primeira escola C+S do concelho; diferentes espaços, diferentes modelos pedagógicos e de gestão, diferentes pessoas, mas um mesmo propósito: apostar numa escola de qualidade, num ambiente calmo e seguro. Para isso, tem contribuído a definição de metas e objetivos concretos, com vista à melhoria da qualidade das aprendizagens, espelhados em documentos e projetos, tais como o Projeto Educativo, Projeto de Educação para a Saúde, Desporto Escolar, Plano Nacional de Leitura... acreditando nas potencialidades da Educação para a Cidadania, na Flexibilidade do Currículo, no Ensino Experimental, na Música desde a primeira infância.
    "Temos o privilégio de trabalhar num Agrupamento dotado de modernos equipamentos; assinamos um contrato de autonomia com o Ministério da Educação; abraçamos, este ano, o Plano Nacional da Promoção do Sucesso Escolar e queremos acreditar que vamos continuar esta caminhada conjunta que envolve a dedicação de todos os intervenientes na vida da escola". A Dr.ª Ana Maria Reis relembrou a agradeceu a todos os professores que, dos vários pontos do país, passaram por esta escola, dignificando a educação no concelho, e destacou a parceria coesa entre o Agrupamento e a Autarquia.