No passado dia 1 de julho fez-se a apresentação do documentário “Tanto para viver e tanto para contar!”, no âmbito do projeto Escolas à Descoberta de abril- EDA 50, à comunidade educativa da nossa escola.
Este documentário é o produto final do projeto desenvolvido pelo nosso Agrupamento, que retrata a transformação social da comunidade de Arronches, através dos testemunhos, olhares e vivências de seis figuras notáveis da nossa comunidade: A partir de entrevistas realizadas pelos alunos, pretendemos perceber as mudanças em setores diferentes da sociedade, tais como: educação, trabalho e direitos humanos. Foi nosso objetivo, fazer com que os alunos ficassem a conhecer qual a relação pedagógica entre professor e aluno que imperava na época, como se ensinava, como se aprendia, como se convivia, como se organizava a sociedade, para compreender o antes e o depois do 25 de Abril.
A intergeracionalidade do trabalho e o entendimento adquirido a partir do testemunho oral, foi um fator que contribuiu para o conhecimento da história da comunidade de Arronches, no panorama nacional, durante o referido período.
O produto final é um documentário em vídeo, editado com excertos das entrevistas realizadas pelos alunos, mediante coordenação de docentes, técnicos e da artista residente. O trabalho foi realizado por alunos de 7º e 9.º anos, numa articulação entre disciplinas. Pretendemos, ao longo de todo o processo, incentivar os alunos a explorar diferentes competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.