Serviço de Educação Social

O Serviço de Educação Social existe no Agrupamento de Escolas de Arronches desde o ano letivo 2020/2021, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Através deste Plano, criou-se a medida “Pontes… São Arcos de Sorrisos!”, passando o Agrupamento a dispor de uma Educadora Social a tempo inteiro, de forma a colmatar as necessidades identificadas.

De um modo global, o Serviço de Educação Social tem como objetivos desenvolver estratégias preventivas que fomentem o desenvolvimento humano; a participação e a transformação social de toda a comunidade, evitando o comprometimento escolar dos alunos; o apoio junto das famílias, o qual mais que mitigar os problemas deve traduzir uma ação formativa, preventiva e de inclusão das famílias e alunos, evitando o isolamento social, cultivando espaços de trabalho, interação e convívio com os outros, com autonomia, autoconfiança e cidadania ativa.

Para atingir os objetivos propostos, o Serviço de Educação Social desenvolve a sua intervenção em dois grandes domínios de competência:

Mediação social comunitária

  1. Promover competências pessoais, sociais e emocionais nos vários elementos da comunidade educativa;
  2. Prevenir comportamentos antissociais;
  3. Partilhar estratégias de educação parental e familiar;
  4. Divulgar informações pertinentes a nível educativo, comportamental e social;
  5. Participar no desenvolvimento de projetos e colaborar no estudo, conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo;
  6. Colaborar com os órgãos de administração e gestão do Agrupamento;
  7. Cooperar no levantamento de necessidades da comunidade educativa com o fim de propor estratégias de intervenção adequadas;
  8. Colaborar com pais/encarregados de educação, diretores de turma e outros professores, órgãos do Agrupamento e respetivos grupos de trabalho;
  9. Colaborar com outros serviços e estruturas do Agrupamento;
  10. Participar em reuniões de diversa natureza.

Mediação social individual e familiar

  1. Avaliar e intervir em situações sociais identificadas na comunidade educativa;
  2. Acompanhar agregados familiares de alunos sinalizados a nível social;
  3. Realizar visitas domiciliárias;
  4. Dinamizar o Banco de Vestuário do Agrupamento;
  5. Mediar conflitos entre alunos;
  6. Promover competências pessoais, sociais e emocionais em alunos sinalizados;
  7. Articular com outros serviços especializados, nomeadamente, das áreas da educação, formação e emprego, saúde e social.

Estes domínios de intervenção estão interligados e são complementares. As atividades a desenvolver, em cada um deles, variam de acordo com o contexto, com as necessidades evidenciadas e com as prioridades definidas nos instrumentos de gestão do Agrupamento.

 

O encaminhamento/sinalização para o Serviço de Educação Social pode ser efetuado por qualquer elemento da comunidade escolar (docentes, técnicos especializados, assistentes operacionais…) ou pelo encarregado de educação, devendo o mesmo ser concretizado através de ficha de sinalização própria.

O contacto com a Educadora Social pode ser realizado por contacto telefónico (245580050) ou por email ([email protected]).