A Biblioteca Escolar (BE) tem um papel fundamental no processo ensino/aprendizagem e, como tal, deve contribuir para o desenvolvimento das diferentes literacias, selecionando e adquirindo recursos, proporcionando acesso material e intelectual a fontes de informação apropriadas, disponibilizando equipamentos e dispondo de pessoal qualificado.
Através de um trabalho de articulação entre a BE, professores, técnicos, pessoal não docente e encarregados de educação, pretendemos desenvolver nos nossos alunos as competências essenciais para o seu crescimento enquanto cidadãos capazes de utilizar a informação nos diferentes suportes.
A nossa Biblioteca Escolar estabelece como um dos seus objetivos prioritários a Promoção da Leitura e das Literacias, proporcionando o acesso, a toda a comunidade educativa, de um conjunto de recursos capazes de apoiar diferentes atividades, propostas pelas diversas disciplinas. Foi com orgulho que vimos o nosso trabalho reconhecido, quando, no ano letivo 2014/2015, passamos a pertencer ao grupo de escolas da rede aLeR+. Somos, agora, um agrupamento aLer+!
Ao longo dos anos, temos tentado, com êxito, integrar a leitura no quotidiano dos nossos alunos; reforçaram-se práticas de leitura recreativa e de leitura orientada, sensibilizaram-se pais/encarregados de educação para a importância da leitura. Procurámos responder às exigências que a sociedade do conhecimento tem imposto à escola no sentido de integrar, também, as novas literacias.
No pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade, temos vindo a implementar o Programa «Leitura em Família» e deixamos uma palavra de gratidão aos encarregados de educação que contribuem para o sucesso do mesmo
Todas as turmas, do 1º ao 3.º ciclo, são envolvidas em atividades de leitura, nomeadamente concursos, a nível interno e externo, de forma a promover e fomentar o gosto pelo livro e pela leitura.
A Biblioteca Escolar, através da sua equipa, em articulação estreita com a Direção do Agrupamento, tem assumido um papel impulsionador de várias iniciativas que visam não só desenvolver a competência leitora, como alargar os hábitos de leitura de toda a população escolar.