Dois trabalhos dos alunos do curso PIEF, Diogo Lobo e Kevin Fernandes, foram selecionados pelo júri do II Concurso Internacional de Fotografia – Madeira para integrarem a exposição final de 50 fotos, que esteve patente ao público no Centro Comercial Madeira Shopping, na cidade do Funchal, de 9 a 19 do passado mês de maio.
O júri avaliou mais de duzentos trabalhos e, além dos três vencedores de cada escalão, escolheu também outros trabalhos para integrarem esta exposição pública na capital da “Pérola do Atlântico”. Os nossos fotógrafos fizeram-se representar com imagens do teto restaurado do refeitório do Convento de Nossa Senhora da Luz e da Atalaia do Baldio de Arronches.
O resultado foi a mostra “Património Invisível”, composta por 50 fotografias que destacam a beleza e singularidade de monumentos, incentivando os jovens a valorizar o património edificado e a sua importância histórica e cultural.
Esta iniciativa, de caráter pedagógico, promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional de Educação, foi dirigida a alunos com idades entre os 10 e os 18 anos, divididos em três escalões, e contou com participantes de escolas portuguesas e de cinco outros países (Tajiquistão, Macau, Lituânia, Hungria e Bielorrússia).
Este projeto foi dinamizado por Ana Louro, assistente social, Avelino Luís, docente de Português, e por Joaquim Marinho, animador sociocultural.
Uma palavra de muita gratidão ao Município de Arronches, aos educadores e técnicos da Casa de Acolhimento Especializada de Arronches e ao Sr. Emílio Moitas, funcionário do Posto de Turismo, pois só a sua disponibilidade e apoio tornou esta experiência possível.