Agora, depois de algum tempo de descanso e de reflexão, é chegada a altura de dizer que…
Dia 2 de maio foi um dia muito bom.
Um dia de leituras, de poesias e de partilhas.
Foram alguns meses de preparação, uma organização sempre articulada entre o município e o agrupamento, um trabalho colaborativo que, na nossa modesta opinião, terminou da melhor forma possível.
Agradecemos a todos os que contribuíram para levar a cabo a 6.ª edição do concurso «Ser leitor é Cool!»: a todos os professores, técnicos e assistentes operacionais que colaboraram; às cozinheiras que prepararam, com esmero, o almoço para (mais de) 120 pessoas; aos motoristas que transportaram todo o material necessário; à Lurdes, à Elisabete, à Beatriz, à Inês, inexcedíveis em todas as tarefas que lhes foram solicitadas; ao César e à Corina que tão bem conduziram a apresentação desta festa da leitura; à Academia Sénior que apadrinhou este evento; à Fátima Bonzinho, coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, ponte fundamental entre todos os participantes; à educadora social Ana Salomé, pela ajuda na parte técnica; ao professor Vítor Miranda, pelo momento cultural que nos proporcionou; à diretora do agrupamento, Ana Maria Reis, e respetiva equipa, sempre pronta a apoiar iniciativas como esta; ao Sr. Presidente da Câmara, João Crespo, pelo apoio incondicional; à Junta de Freguesia de Assunção, à Leya, a todos os professores bibliotecários, a todos os alunos que participaram e que nos maravilharam com excelentes leituras.
Obrigada à Dra. Paula Ferreira pela sua presença neste concurso do qual também é mentora; obrigada aos elementos do júri aos quais reconhecemos uma árdua tarefa.
– Dra. Susana Ferreira Baião, RBE;
– Dra. Maria Mário Murteira, DGEsTE
– Dra. Maria João Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Arronches;
– Dra. Vitória Medalhas, responsável pela Biblioteca Municipal de Monforte;
– Dra. Ana Maria Reis, diretora do Agrupamento de escolas de Arronches.
Parabéns a todos!
E parabéns aos nossos alunos: um 1.º lugar para a Maria Inês Vitória, de 6.º ano, e duas menções honrosas para o André Vitória (3.º ano) e para a Joana Marques (4.º ano) deram um brilho especial a este dia. Citando as palavras da diretora do agrupamento, no seu discurso inicial, «A Escola é o lugar onde a memória se faz futuro!»
Encontramo-nos em Sousel, em 2025, na 7.ª edição deste concurso.